RESPOSTA: A resposta parece simples, pois eu já me referi ao fato de que os evangelhos se completam, formando, na verdade, um só evangelho. Os quatro evangelhos, juntos, formam um “quadro” harmonioso. As aparentes contradições desaparecem com um pouco de meditação e conhecimento da cultura e expressões usadas na época.
Em Mateus 28. 2, “Maria Madalena, e a outra Maria” foram ao sepulcro e acharam a pedra que obstruía a sua entrada e viram um anjo FORA sobre a pedra que lhes dizia que Jesus havia ressuscitado. O anjo as convidou a entrar no sepulcro. Mateus não relata o que aconteceu DENTRO do sepulcro, somente diz que retiram-se apressadamente do sepulcro e foram contar o fato aos discípulos.
Marcos, em Marcos 16. 1-8, por sua vez, não relataram o que acontecera FORA do túmulo. Somente relata o que aconteceu DENTRO do túmulo. Descreve o fato que viram outro anjo assentado dentro ao lado direito do lugar onde o corpo de Jesus tinha sido colocado. O anjo DENTRO DO TÚMULO reafirmou a mesma história que elas tinham ouvido do anjo que estava FORA, assentado sobre a pedra que fora removida. E Marcos registra ainda o fato de que as mulheres saíram apressadas e não fizeram o que os anjos lhe ordenaram, pelo menos de início, pois depois iriam fazer: avisar os discípulos da aparição dos anjos.
Em Lucas 24. 1-6, registra o fato de que foram dois os anjos que foram vistos por elas: provavelmente, o anjo que lhes aparecera FORA entrou no túmulo, quando ainda estavam escutando a confirmação do outro anjo DENTRO do túmulo. Daí que viram dois anjos DENTRO do túmulo. Então, Lucas nos informa, que, por mais que as mulheres relutaram em contar a visão em um primeiro momento, depois, acabaram contando aos discípulos das suas experiências. Lucas descreve também o fato de que Pedro, ao escutar a história das mulheres, correu ao sepulcro (24. 12).
Em João 20. 1-17, foca no fato de que foi especificamente Maria Madalena que informou a Pedro de que o corpo do mestre não estava mais no sepulcro (v. 2). Informa ainda que não foi somente Pedro que correu ao sepulcro, mas também outro discípulo, João. Registra ainda que, embora os anjos não aparecerem aos dois, eles viram alguns vestígios de que Jesus realmente havia ressuscitado. Então, voltaram para casa (NÃO VENDO O MESTRE RESSUSCITADO). No entanto, Maria Madalena, inconformada e querendo ver a Jesus, volta ao túmulo do Mestre. Enquanto estava chorando e olhando para dentro do túmulo (v. 11), viu os dois anjos assentados onde o corpo de Jesus estivera, um na cabeça e outros aos pés. Foi aí então que Jesus apareceu FORA do sepulcro e falou com ela. Como ela estava chorando, e turbada com a visão que estava tendo DENTRO do sepulcro deu uma rápida olhada para o mestre e tornou a olhar para dentro (vs. 14 e 16). O conjunto desses acontecimentos e o estado psicológico de Maria não o fizeram reconhecer o mestre (ela só conseguia imaginar Jesus morto, um cadáver). Mas, como Jesus lhe chama pelo nome, volta-se e reconhece o mestre.
Marcos nos confirma esse fato de ser Maria Madalena a PRIMEIRA a ver o Mestre ressuscitado, em Marcos 16:9.
Mateus, por sua vez, nos informa, em Mateus 28. 9 que, após essa PRIMEIRA manifestação de Jesus ressuscitado a Maria Madalena, ele também apareceu para as outras mulheres juntamente com Maria Madalena (Provavelmente, as outras mulheres a seguiram até o sepulcro, após MARIA já ter o encontro com o Senhor ressuscitado e ouviram a sua história e, quando estavam voltando para casa, Jesus apareceu-lhes.). Então, entre os v. 8 e v. 9, aconteceu todo o episódio de as mulheres verem os anjos, voltarem para casa, Maria Madalena contar a Pedro a visão dos anjos, Pedro ir ao sepulcro com João, os dois voltarem para casa, Maria Madalena ir só ao sepulcro e ter a experiência com os anjos, ver a Jesus ressuscitado, as mulheres virem ter com ela no sepulcro e, finalmente, Jesus aparecer ressuscitado para elas e, mais uma vez, para Maria Madalena, agora não estando sozinha, mas com as outras mulheres (v.9).
PORTANDO, SE VÊ QUE NÃO HÁ CONTRADIÇÃO! SÃO QUATRO RELATOS (TESTEMUNHOS) DIFERENTES, MAS VERDADEIROS, SOBRE OS MESMOS ACONTECIMENTOS. SE NÃO HOUVESSE DIFICULDADES, DAÍ SIM PODERÍAMOS DESCONFIAR QUE FOSSEM ENGENDRADOS POR HOMENS ESPERTOS E MAL INTENCIONADOS. NO ENTANTO, ELES SE COMPLEMENTAM HARMONIOSAMENTE SENDO TESTEMUNHOS CONFIÁVEIS DA RESSURREIÇÃO!
UM TEXTO SEM CONTEXTO É UM PRETEXTO PRA HERESIAS !
10 de maio de 2011
6 - QUANTOS ANJOS HAVIAM NO TÚMULO DE JESUS? Um? “Eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, chegou removendo a pedra e sentou-se sobre ela” Mateus 28:2 “E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestindo uma roupa comprida e branca; e ficaram espantadas.” Marcos 16:5 Dois? E acharam a pedra do sepulcro removida...E aconteceu que, estando elas perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois varões com vestes resplandecente.” Lucas 24:2,4 “e viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus...” João 20:12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário